Na antiga Roma, partilhava-se pão nas cerimônias de casamento como sinal de prosperidade aos Noivos. Era comum também quebrar um pão de frutas por cima da cabeça da noiva para lhe dar boa sorte. Várias migalhas desse pão caiam no chão e essas eram saboreadas pelos convidados, pois acreditavam que teriam mais sorte.
Por outro lado, idade média, os ingleses traziam pequenas tortas para serem empilhadas numa mesa para que o casal de noivos se beijassem por cima das tortas empilhadas e isto representava fartura, sorte e uma vida próspera, dando surgimento a partir daí, ao tradicional bolo de casamento por andares.
A culinária francesa foi a responsável, a partir do século XVII, pelos bolos que conhecemos hoje: bolos ornamentais, cheios de desenhos e bem decorados.
Fotos: Pinterest
Nos dias de hoje, os noivos ou recém-casados cortam juntos, o bolo de casamento, para demonstrarem cumplicidade um ao outro e também para demonstrarem partilha ao próximo. A primeira fatia cortada do bolo pelo casal dever ser dada à noiva para comê-la, para garantir a fertilidade.
Reza a lenda, que todos os convidados, que desejarem ter sorte, deverão comer um pedaço do bolo. A parte de baixo do bolo representa a família e a parte de cima o casal. Cada andar do bolo que viria acima desses dois representaria os filhos que o casal pretendia ou poderia ter.
O bolo branco tradicional de três andares simboliza compromisso, casamento e a eternidade.
Nos dias de hoje, é sinônimo de sofisticação e elegância servir aos convidados lindos Cupcakes.
Fotos: Pinterest.
Não importa a cor, o formato, quantos andares terá o seu bolo de casamento. Escolha o que combina com vocês.
Foto destacada: Pinterest/Colin Cowie Weddings